Gruta dos Brejões

A GRUTA DOS BREJÕES

 Antônio J. Dourado Rocha

 A Gruta dos Brejões, que possui 7.750m de comprimento, amplos salões e galerias, além de gigantescos espeleotemas, constitue importante sítio paleontológico e arqueológico, com presença de pinturas rupestres.

Em Morro do Chapéu atualmente ocorre uma retomada do debate sobre a necessidade da definição do traçado para construção da estrada de acesso à gruta, que deverá ocorrer respeitando os planos de manejo do Parque Estadual de Morro do Chapéu e da APA Vereda do Romão Gramacho.

A utilização da Gruta dos Brejões como base para o turismo do município deve ser acompanhada de medidas efetivas, visando a sua preservação, face a grande fragilidade ambiental. Práticas atuais, a exemplo de fogos de artifício, pichações e poluição (lixo), no interior da gruta, devem ser evitadas.

É importante lembrar que a abordagem turística de uma caverna requer a elaboração de estudos de impacto ambiental, com caracterização das suas susceptibilidades físicas e biológicas, e zoneamento das restrições à visitação, visando a preservação e o equilíbrio ecológico.

A questão da formação de guias turísticos é uma prioridade. O treinamento deve abranger noções sobre espeleologia, clima, flora, fauna e primeiros socorros, além de incluir a elaboração de material de divulgação sobre educação ambiental, e a disponibilização de equipamentos de proteção individual.

Paralelamente, deve ficar clara a exigência de cuidados especiais em relação à comunidade que vive no entorno da gruta, cujas carências abrangem saneamento básico e abastecimento de água, dentre outras. Essas providências contribuirão, também, para gerar estruturas de apoio para os visitantes.

O trabalho sobre a gruta elaborado pela CPRM em 1995, e os estudos relativos ao Plano de Manejo da APA Vereda do Romão Gramacho representam contribuições efetivas para a preservação desse importante sítio espeleológico.

Neste cenário, é recomendável que as discussões sobre o aproveitamento turístico da Gruta dos Brejões tenham prosseguimento, e sejam intensificadas, durante as reuniões dos conselhos gestores da APA e do Parque Estadual, com a participação de instituições governamentais e privadas, além de representantes da comunidade local.

A preservação do patrimônio da Gruta dos Brejões deve ser um compromisso dos municípios da região. A construção da estrada não deve ser a única preocupação.


Comentários enviados nesta seção.

LUIZ CARLOS RIBEIRO DOS SANTOS/lula ribeiro
LUIZ CARLOS RIBEIRO DOS SANTOS/lula ribeiro em 29/10/2014 às 18:28:56 disse:

Lugar fantástico, vendo essas fotos, bateu uma grande saudade da gruta, da família de Seu joão que passei um mês ai em meados de 1984, hoje moro em Brasilia. mas espero ir visita-los no mês de fevereiro e matar a saudades de todos. UM LUGAR ENCANTADOR. SÓ DEUS PODE FAZER ALGO ASSIM. PESOAS SIMPLES MARAVILHOSAS . UM GRANDE ABRAÇOS A TODOS.
Oravio A. Callegari
Oravio A. Callegari em 11/09/2013 às 17:02:17 disse:

Estive por duas vezes ai no morro e não conheci a gruta senti muito sou de Maringá Paraná, tenho muita saudade de vocês ai acho lindo este lugar pena que não posso ir ai abraço a todos parabéns por vocês viver ai, familha Rocha no Morro é muito especial para mim abraço a todos.


Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)