João Gomes da Rocha ( )

João Gomes da Rocha

(27.05.1898 – 24.02.1974)

 

João Gomes da Rocha era de Jacobina e veio para Morro do Chapéu, onde se estabeleceu. Trabalhou na casa comercial Aurora, de Odilon Silveira Costa e como Correspondente do Banco do Brasil, quando não havia agência bancária em Morro do Chapéu. Sua mãe de nome Maria Davina Gomes casou inicialmente com Manoel Felipe de Carvalho e teve um filho que recebeu o nome do pai que havia falecido. Posteriormente, ela casou com Leonídio Soares da Rocha e teve os filhos Joao Gomes da Rocha e Ana Gomes da Rocha.

Exerceu o cargo de prefeito municipal no período de 10.05.1946-05.1947, por nomeação. Posteriormente, foi eleito para o período de 15.01.1948-31.01.1951.

De acordo com relatório apresentado para a Câmara Municipal, na época do seu último mandato, o município dispendia 73% dos gastos com o funcionalismo, material de consumo e expediente, ficando 27% para as obras públicas.

Dentre as principais realizações desse período constam:

-construção da prefeitura e do curral do matadouro; aquisição do motor de energia elétrica; saneamento em trecho do rio Jacuípe; calçamento de trecho das ruas; construção do mercado público; melhoramento nas fontes Possó e Traíras; melhoramento de aguadas em Dias Coelho, Canarana, Tiririca, Lagoa do Boi, Beca, Duas Barras, Cafarnaum, Santa Úrsula, Fedegosos, Ventura, Mulungu e Lagoa Grande; construção do quartel do Ventura; melhoramento nos mercados de feira livre: Mulungu, Utinga, Canarana, Lagoinha, Bonito, Riachão de Utinga e Flores; construção do cemitério em Santa Úrsula; construção do posto policial em Gameleira de Lagoa do Boi; melhoramento nos cemitérios de Ventura e Dias Coelho; construção da estrada de Utinga para Canarana, passando por Bonito; construção do curral do matadouro em Utinga; reconstrução do prédio escolar em Volta Grande; melhoria das estradas Tamburil – Gaspar, Volta Grande – Mundo Novo; Jacobina, Lagoinha -Cafarnaum; Tareco, Torto, Gameleira, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana e Junco; construção do prédio escolar em Icó; construção do mercado em Mulungu;

Do casamento de João Gomes (25.02.1922), com Maria Costa Gomes (Dona Lilia), filha de Odilon da Silveira Costa e Gabriela de Oliveira Costa, nasceram os filhos:

Gabriela Costa Gomes casada com Edivaldo Valois Coutinho; Odilon Gomes da Rocha casado com Nair Guimarães; Maria Davina Costa Gomes casada com Niceu Grassi Vasconcelos; Eliete Costa Gomes casada com Renato Passos de Oliveira; Irene Costa Gomes casada com Luiz Pereira França; Odilésio José Costa Gomes casado com Mariluce Costa Figueredo; Joseni Costa Gomes casada com Wilson Mendes Martins; Odvaldo José Costa Gomes (Teco) casado com Livan Alcântara Pinheiro

Também foram prefeitos de Morro do Chapéu os seus filhos Odilon Gomes (1967-1971) e Odilésio Gomes (1973 – 1977), além de seu genro Wilson Mendes (1983 –1988).



Utilize este espaço para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas.

(sua mensagem será moderada antes de ser publicada)