Salvador, 19 de Fevereiro de 2018

Grassi (Familia)

Nicolau Grassi

(     - 06.1916)

 

          Nascido na Itália, foi o fundador da firma N. Grassi & C., com filiais em Cafarnaum, Carahybas, Juá e Tabua. Essa empresa explotava salitre, possuía fazendas e comercializava diamantes.

          Foi casado com a italiana Maria Bento Grassi.

          O casal residiu por muitos anos em Morro do Chapéu, onde fez fortuna, e depois regressou para a Itália.

          Em 19.04.1920 a firma N. Grassi & C. passa a ser filial da firma Grassi & C., com sede em Salvador, dirigida por Vicente Grassi. Essa nova empresa passou a contar com filial no Rio de Janeiro, dirigida por Pedro Grassi. Os negócios na região de Morro do Chapéu ficaram sob a direção de Giacomo Milani, na qualidade de gerente.

 

Nicolino Grassi

(11.04.     – 13.10.1964)

 

          Filho de Nicolau Grassi, foi um destacado comerciante. Em 1929 era o agente e o depositário dos produtos Standard Oil Company of Brasil (querosene Jacaré, gasolina e óleo), bem como dos produtos Singer e Remington, em Morro do Chapéu. Também era o representante das seguintes empresas: Companha Vinícola Girondin Bordeaux (França), Bishop & Cia. (Inglaterra) e Motocycletas Royal Enfield.

          A sua casa comercial vendia vitrolas, discos, artigos de moda e calçados, além de comprar toda e qualquer quantidade de couro (teiú, gato, raposa, jibóia, caetitú, onça, capivara, cascavel, etc), alem de comprar e beneficiar algodão.

          Em 1929 sua empresa ofereceu um curso gratuito de bordado, com utilização das máquinas de costura Singer.

          Posteriormente tornou-se funcionário da Bolsa de Mercadorias da Bahia. Seu falecimento ocorreu na ilha de Itaparica.

 

Pedro Grassi

(16.06.1889 – 04.1936)

 

          Pedro Grassi nasceu em Morro do Chapéu em 16 Jun de1889, filho de Nicolau Grassi e de D. Maria Benta Grassi. Foi sócio dos seus irmãos Nicolino e Vicente na firma N. Grassi & C., que incentivou a cultura de algodão no município, com instalação de oficinas de beneficiamento em Irecê, Juá, Chapada, Cafarnaum e Tabua. Durante a primeira guerra mundial, essa empresa também explotou as jazidas de salitre da região.

          Em torno do final da década de 1920 passou a residir em Londres, onde tornou-se importador de várias mercadorias provenientes da Bahia, a exemplo de algodão e cristal de rocha.

          Casou-se com a inglesa Venefrida France Grassi e deixou duas filhas: Maria Venefrida e Maria Giovani, nascidas na Inglaterra.

 

Vicente Grassi

(20.06.1893 – 28.09.1976)

 

          Foi um comerciante de larga visão empresarial, sendo sócio da firma N. Grassi & C., juntamente com seus irmãos Pedro e Nicolino.

          Tornou-se intendente no período de 1926-1930, quando trabalhou pela conclusão da construção do prédio escolar Dias Coelho, iniciado em 1916, e pela instalação da agencia do Telegrafo Nacional, inaugurados em 15.11.1928. Em 08.06.1930 promoveu uma exposição dos produtos do solo e do subsolo do município.

Nomeado coletor federal, em 1934, mudou-se para Jacobina, onde também foi prefeito.

Casado com Olivia Dias Pires, ao ser aposentado passou a residir em Salvador, na rua dos Expedicionários, nos Dendezeiros.

 

José Pepino Grassi

(1872 – 30.12.1947)

 

Natural de Tortora na Itália, era sobrinho de Nicolau Grassi. Foi importante comerciante no Ventura e em Morro do Chapéu, onde era sócio da firma Grassi & Cia., que possuía estabelecimentos comerciais e explotava salitre.

Foi casado com Teodolina Benta Grassi.

          Seu filho Pedro Grassi (1903-28.08.1978), foi vereador e juiz de paz no Ventura.

  • Idalice Grassi e amigos

Comentários enviados

Patrícia Marques de Oliveira
Patrícia Marques de Oliveira em 03/12/2017 às 03:24:00 disse:

Sou tataraneta de Vicente Grassi e gostaria de saber a origem da Fonte dessa história. Pois pela documentação que tenho, Vicente foi casado com Maria Benta. Gostaria muito de obter resposta, pois tenho muita curiosidade de saber sobre os meus antecedentes. Obrigada.

Utilize o espaço abaixo para contribuir com informações, sugestões, elogios ou críticas ...

Sua mensagem será moderada antes de aparecer para o público.


(Obrigatório)
Este campo é obrigatório.Formato de e-mail inválido.

Desenvolvido por Éder Lima