A GRUTA DOS BREJÕES
Antônio J. Dourado Rocha
A Gruta dos Brejões, que possui 7.750m de comprimento, amplos salões e galerias, além de gigantescos espeleotemas, constitue importante sítio paleontológico e arqueológico, com presença de pinturas rupestres.
Em Morro do Chapéu atualmente ocorre uma retomada do debate sobre a necessidade da definição do traçado para construção da estrada de acesso à gruta, que deverá ocorrer respeitando os planos de manejo do Parque Estadual de Morro do Chapéu e da APA Vereda do Romão Gramacho.
A utilização da Gruta dos Brejões como base para o turismo do município deve ser acompanhada de medidas efetivas, visando a sua preservação, face a grande fragilidade ambiental. Práticas atuais, a exemplo de fogos de artifício, pichações e poluição (lixo), no interior da gruta, devem ser evitadas.
É importante lembrar que a abordagem turística de uma caverna requer a elaboração de estudos de impacto ambiental, com caracterização das suas susceptibilidades físicas e biológicas, e zoneamento das restrições à visitação, visando a preservação e o equilíbrio ecológico.
A questão da formação de guias turísticos é uma prioridade. O treinamento deve abranger noções sobre espeleologia, clima, flora, fauna e primeiros socorros, além de incluir a elaboração de material de divulgação sobre educação ambiental, e a disponibilização de equipamentos de proteção individual.
Paralelamente, deve ficar clara a exigência de cuidados especiais em relação à comunidade que vive no entorno da gruta, cujas carências abrangem saneamento básico e abastecimento de água, dentre outras. Essas providências contribuirão, também, para gerar estruturas de apoio para os visitantes.
O trabalho sobre a gruta elaborado pela CPRM em 1995, e os estudos relativos ao Plano de Manejo da APA Vereda do Romão Gramacho representam contribuições efetivas para a preservação desse importante sítio espeleológico.
Neste cenário, é recomendável que as discussões sobre o aproveitamento turístico da Gruta dos Brejões tenham prosseguimento, e sejam intensificadas, durante as reuniões dos conselhos gestores da APA e do Parque Estadual, com a participação de instituições governamentais e privadas, além de representantes da comunidade local.
A preservação do patrimônio da Gruta dos Brejões deve ser um compromisso dos municípios da região. A construção da estrada não deve ser a única preocupação.